Outubro Rosa: câncer de mama

Outubro Rosa: câncer de mama

Conhecido como Outubro Rosa, esse é o mês de prevenção ao câncer de mama, doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam tumores. Segundo o Ministério da Saúde, para o Brasil estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Mulheres entre 40 e 69 anos são as principais vítimas. Isso porque a exposição ao hormônio estrógeno está no auge com a chegada dessa idade. A partir dos 50 anos, particularmente, os riscos entram em uma curva ascendente. Os sintomas do câncer de mama variam conforme o tamanho e estágio do tumor. A maioria dos tumores da mama, quando iniciais, não apresentam sintomas. 
 
Sintomas 
 
São esses os sintomas:
 
• Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
• Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
• Alterações no bico do peito (mamilo);
• Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
• Saída espontânea de líquido dos mamilos.
 
Caso o tumor já esteja perceptível ao toque do dedo, é sinal de que ele tem cerca de 1 cm³ - o que já é uma lesão muito grande. Por isso é importante fazer os exames preventivos (como a mamografia) na idade adequada, antes do aparecimento deste e de qualquer outro sintoma do câncer de mama.  
 
O Autoexame 
 
Com forma de prevenção complementar vale incentivar, também, o autoexame.
O autoexame das mamas é fácil e rápido.
 
1. Primeiro, observar com os braços caídos;
2. Depois, levantar os braços e observar as mamas;
3. Coloque as mãos apoiadas na bacia, fazendo pressão para observar se existe alguma alteração na superfície da mama;
4. Levantar o braço esquerdo, colocando a mão atrás da cabeça;
5. Palpar cuidadosamente a mama esquerda com a mão direita;
6. Repetir estes passos para a mama do lado direito.   
 
Feitas essas considerações cabe ressaltar o projeto social que a Clínica LACS pratica, oferecendo exames de prevenção e consultas médicas a um baixo custo, cuja finalidade é a de atender o máximo possível de mulheres, procurando, assim, conservar a saúde e salvar o máximo possível de vidas. A Clínica LACS está preparada para te ajudar a se prevenir e a resguardar a sua Saúde, Mulher. Afinal, detém uma equipe médica especializada, laboratório próprio e oferece, também, os exames de imagem essenciais para o diagnóstico médico.”