Como vai o coração?

Como vai o coração?

 
Exame de eletrocardiograma.
 
O que é?
Esse exame capta a frequência dos batimentos cardíacos, o que permite ao médico perceber qualquer espécie de alteração que indique o mal funcionamento do coração ou mesmo uma patologia. Esse exame serve também para auxiliar o médico na concessão de atestado médico para a prática segura de uma atividade física.
 
Quais são as recomendações e como é feito?
Antes de iniciar e durante a realização do exame é recomendável que o paciente esteja em estado de repouso para o bom andamento do exame. É feito por meio da colocação de diversos eletrodos espalhados em pontos específicos do corpo do paciente.
 
 
Exame de teste ergométrico
 
O que é?
É o teste que avalia o sistema cardiovascular sob esforço. Esse teste auxilia no diagnóstico de arritmias, insuficiência cardíaca, hipertensão arterial e estimar o risco de infarto. Além da doença arterial coronariana – uma formação de placas de gordura nas artérias coronárias que compromete o fluxo de sangue para o coração.
 
Quais são as recomendações?
Para começar o teste, é recomendado que você esteja com uma roupa confortável para atividade física. Eletrodos serão colocados em pontos estratégicos do corpo, para que capte as reações cardíacas. O teste é executado em uma esteira comum, sua velocidade é programada para intensificar-se gradualmente, pois assim será possível notar qualquer anormalidade cardíaca como dores no peito, reações que não seriam possíveis o diagnóstico com o corpo em repouso.
 
Como é feito?
É analisado o histórico de saúde em conjunto com as especificações do especialista que fez o pedido do teste. Partindo desse ponto, o teste é definido em etapas, séries são definidas e em alguns minutos, a intensidade e inclinação do aparelho aumentam. A pressão arterial é colhida no início e no fim de cada etapa, a frequência e ritmo cardíaco são registrados pelos eletrodos. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato que esclarecemos para você!
 
 
Por fim, cite -se que ambos os exames podem ser realizados na Clínica LACS, mediante prévio agendamento. E feitos os exames é salutar e recomendável a realização de uma consulta médica com um especialista em cardiologia, para que se possa aferir o real estado do seu coração.