Colposcopia

Colposcopia

A colposcopia é um exame realizado pelo medico para avaliar a vulva, vagina e colo do útero de maneira detalhada. Nele, é utilizado o colposcópio, uma espécie de binóculo que ilumina e amplia a visão da região. Porém, o uso de algumas soluções durante o procedimento também pode se fazer necessário, a fim de uma melhor observação.
 
Estes exames são grandes aliados no diagnóstico e tratamento do HPV, Human Papiloma Virus, da vagina e do colo do útero. A colposcopia é indicada nos casos de resultados anormais do exame de papanicolaou para se identificar as lesões precursoras do câncer de colo de útero. Este aparelho permite o aumento de 10 a 40 vezes do tamanho normal.
 
O exame é realizado no próprio consultório médico com a paciente na mesa de exame. Após colocar o espéculo vaginal o médico examina a vulva, a vagina e o colo do útero com o colposcópio.
 
Por fim, em caso de existirem lesões suspeitas deve-se fazer uma biópsia de colo do útero, ou biópsia de vagina, ou biópsia de vulva, sendo o material enviado para exame anatomopatológico para diagnóstico.