
As empresas que optarem por utilizar os serviços de consultoria para enviar suas informações para o site do Novo eSocial, precisarão fazer uma Procuração eletrônica, e possuir um Certificado Digital.
Para ajudar você, empreendedor, trouxemos algumas dicas de como proceder. Confira:
"Quando irei precisar dessas ferramentas?"
As empresas, consultorias e clínicas de SST que forem enviar as informações de SST ao eSocial devem ter o Certificado Digital ICP-Brasil do tipo A1 ou A3, conferindo validade jurídica, e objetivando garantir segurança, autenticidade, confiabilidade e a integridade das operações realizadas.
Os certificados devem possuir a funcionalidade de assinatura digital podendo fazer uso da procuração eletrônica da Receita ou Caixa. Eles se diferem quanto a geração e o armazenamento das chaves criptográficas.
- O certificado A1 é salvo na memória do próprio computador, é mais barato e tem validade de 1 ano
- O A3 pode ser comprado na versão de cartão, token ou pen drive (o computador precisa ter o leitor destes dispositivos), possuem microchip trazendo maior segurança, e tem validade de 1 a 3 anos.
Ambos permitem fazer transações e assinar os documentos. Para garantir o sucesso do envio, recomenda-se utilizar o navegador Explorer com o Java instalado e verificar a presennas opções de internet na aba conteúdo o certificado está configurado.
Caso a empresa não o possua, ela precisará comprar um junto a uma Autoridade Certificadora, conveniada a Receita Federal e credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), iniciando o processo pela internet e concluindo indo a unidade certificadora para autenticar o produto. Vale lembrar que este certificado não é exclusivo do eSocial, ele também poderá ser usado para demais processos digitais.
Para o envio dos eventos de SST ao eSocial, além dos certificados A1 ou A3, as consultorias e clínicas de SST necessitarão da procuração eletrônica Perfil N°3 – Grupo SST. A habilitação desta deverá seguir os procedimentos no E-CAC para cada perfil da procuração, seguindo os passos abaixo:
1. Acessar o E-CAC (https://cav.receita.fazenda.gov.br/) e logar;
2. Clicar no link Procuração Eletrônica – Cadastra Procuração;
3. Informar CPF/CNPJ em Dados do Procurador;
4. Selecionar as procurações desejadas do eSocial e clicar em Cadastrar a Procuração;
5. Clicar em assinar documento;
Pronto, agora você está apto para o novo eSocial!
Se ainda tem dúvidas, ou está procurando uma consultoria especializada para cuidar dos dados de SST de sua empresa, fale diretamente com um de nossos consultores clicando aqui, e solicite um orçamento.
Confira o vídeo explicando o passo a passo:
Fonte: http://www.gov.br/pt-br/servicos/cadastrar-ou-cancelar-procuracao-para-acesso-ao-e-cac
コメント