Terapias Integrativas Quânticas

O que é o Reiki?

Conheça nossos terapeutas!

O que é o Reiki?

O Reiki é uma técnica japonesa para redução do estresse e relaxamento que promove a cura. É transmitido através da “imposição de mãos”. A palavra Reiki é composta de duas palavras japonesas: Rei – “sabedoria divina ou o poder superior” – e Ki – “energia vital”. Acredita-se então que Reiki é a energia vital[1].

Em um tratamento, o paciente sente como se um maravilhoso fluxo de energia positiva passasse através e ao redor de seu corpo. O Reiki trata a pessoa como um todo, incluindo corpo, emoção, mente e espírito, criando muitos efeitos benéficos que incluem relaxamento, um profundo sentimento de paz, segurança e bem-estar.

Ou seja, Reiki é um método simples, natural e seguro de cura e melhora que todos podem usar. Tem se mostrado eficaz na cura de, praticamente, todas as doenças conhecidas e cria efeito benéfico, e pode ser usado em conjunto com todos os outros tratamentos médicos ou terapêuticos para aliviar efeitos colaterais e promover recuperação mais rápida, não havendo nenhuma contraindicação.

Na oncologia, depressão, fadiga, ou mesmo só para relaxamento, o Reiki torna-se uma terapia complementar cada vez mais usada. Os seus efeitos comprovados e a sua simplicidade, levam cada vez mais pessoas a procurar uma sessão de Reiki[2].

Como dito o Reiki é uma prática secular de tratamento por meio das mãos, baseado em uma crença oriental, o reiki tem ganhado espaço também no mundo ocidental, e, por isso, ao longo dos últimos anos, vem sendo praticado como terapia complementar em clínicas e hospitais dentro e fora do Brasil. 

Apostando na ideia de que a transmissão de energia para o corpo por meio da imposição das mãos sobre determinadas partes do organismo é uma forma de tratar diversas doenças, a terapia é cotada para reduzir ansiedade, fadiga, dores crônicas e até como coadjuvante em tratamentos contra o câncer. Ela é considerada pelos seus praticantes como um tratamento holístico que traz alívio espiritual, mental, emocional e físico. 

Tanto isso é verdade que já há análise científica sobre a prática do Reiki em diversos tratamentos, pois um dos mais recentes estudos sobre o tema teve seus resultados apresentados na Conferência da Sociedade Britânica de Oncologia Psicossocial, em março deste ano, na Inglaterra, e chamou a atenção de médicos e outros profissionais da saúde[3].

Durante um ano, pesquisadores da Universidade de Huddersfield, no Reino Unido, entrevistaram mulheres com câncer que receberam sessões de reiki como forma de tratamento complementar. Entre os benefícios avaliados, foram destacados resultados significativos de relaxamento corporal, melhora na qualidade do sono e redução da pressão arterial.

Os participantes descreveram sentimentos de paz interior. O reiki também foi associado a benefícios físicos, incluindo alívio da dor e redução dos sintomas da doença, e cognitivos, tais como sentimento de esperança e melhora da autoconfiança - explica a pesquisadora Serena McCluskey, que comandou o estudo.

Por fim, o Reiki vem sendo denominado como uma terapia integrativa que é utilizado de maneira complementar em diversas espécies de tratamentos, prática que vem obtendo sucesso comprovado na prática curativa.

 


[1] Cf. este sítio eletrônico: https://www.astrocentro.com.br/blog/bem-estar/o-que-e-reiki/

[2] Cf. este sítio eletrônico: http://www.associacaoportuguesadereiki.com/reiki/reiki-em-portugal/2013/04/23/como-sera-uma-sessao-de-reiki-o-que-perguntar-o-que-esperar/

[3] Cf. este sítio eletrônico: https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2015/05/saiba-o-que-e-e-como-funciona-o-reiki-4756535.html

Ficou com dúvida? 

Fale Conosco

Links Úteis

Localização

Fale Conosco

LACS - 2020. Todos os direitos reservados ® Desenvolvido por ECOS